O que acontece na sala? O passo a passo completo para pais sobre a Avaliação Neuropsicológica Infantil

O que acontece na sala? O passo a passo completo para pais sobre a Avaliação Neuropsicológica Infantil

A avaliação neuropsicológica é uma poderosa ferramenta para mapear as habilidades e os desafios do cérebro de uma criança. Se você é pai ou mãe, é natural ter dúvidas: “O que, exatamente, meu filho está fazendo lá dentro?” e “Por que não posso acompanhar?”.

Criamos este guia completo, passo a passo, para tirar todas as suas dúvidas e mostrar o que acontece no consultório, desmistificando o processo e garantindo que você se sinta seguro e informado.

 

O que é a avaliação neuropsicológica infantil e para que serve?

O objetivo é identificar a origem de dificuldades e investigar hipóteses diagnósticas permitindo a criação de um plano de intervenção realmente eficaz e individualizado. Em poucas palavras, é uma investigação detalhada das funções cognitivas da criança, como por exemplo:

  • Atenção
  • Memória
  • Linguagem
  • Funções executivas
  • Raciocínio
  • Regulação emocional e habilidades sociais

 

O passo a passo dentro da sala

Ao contrário do que muitos pensam, as sessões com a criança são leves, estruturadas e baseadas em evidências científicas.

  1. O Acolhimento Inicial: A primeira sessão com a criança é sempre focada no estabelecimento de vínculo. O neuropsicólogo utiliza conversas leves e materiais introdutórios de testagem para que a criança se sinta segura no novo ambiente.
  2. Aplicações Lúdicas e Estruturadas: A maior parte do tempo é dedicada à aplicação de testes cognitivos e escalas padronizadas e validadas cientificamente. Esses testes vêm em forma de desafios que parecem enigmas, tarefas que se assemelham a jogos e quebra-cabeças, histórias para lembrar e tarefas para resolver problemas.
  3. Observação Comportamental: Enquanto a criança realiza as atividades, o profissional observa atentamente como ela reage ao erro, como lida com a frustração, qual sua estratégia de resolução de problemas e o seu nível de engajamento – informações cruciais para entender o funcionamento cognitivo e comportamental.

Importante: As sessões são divididas ao longo de dias ou semanas, com pausas estratégicas, para garantir que a criança esteja sempre descansada e cooperativa, assegurando a validade dos resultados.

 

Por que os pais devem esperar do lado de fora?

Este é um ponto que gera muita ansiedade, mas a razão é puramente científica e metodológica:

  • 1. Garantia de Resultados Fidedignos: A presença dos pais pode induzir vieses no desempenho da criança. Ela pode buscar auxílio com o olhar, inibir uma resposta por medo de errar na frente do cuidador ou ter o foco desviado. Para avaliar o real funcionamento cognitivo da criança, é essencial que ela responda às instruções diretamente do examinador, sem interferências externas.
  • 2. Observação do Comportamento Autônomo: O neuropsicólogo precisa observar como a criança se organiza, planeja e enfrenta desafios de forma autônoma.
  • 3. Foco e Concentração: As tarefas exigem alta concentração. A presença de uma figura de apego pode ser uma distração constante, prejudicando o desempenho da criança e invalidando os testes.

 

Desta forma, a estrutura das sessões é organizada para proteger a integridade da avaliação e garantir que as informações obtidas sejam as mais precisas e honestas possíveis a fim de realizar um diagnóstico neuropsicológico e plano de tratamento corretos.